Três equipes de estudantes da Harven Agribusiness School, a primeira instituição de ensino superior do país dedicada 100% ao agronegócio, representarão o Brasil em uma competição internacional online nos dias 13 e 14 de novembro. O evento, promovido pela International Food and Agribusiness Management Association (Ifama), reúne estudantes, jovens profissionais e universidades de todo o mundo para desenvolver soluções inovadoras para o setor. Durante o desafio, cada equipe receberá um case real de mercado sobre um tema específico e terá quatro horas para elaborar um projeto estratégico, que será apresentado em formato de vídeo pitch e relatório técnico. As melhores propostas serão avaliadas por uma banca internacional composta por executivos, pesquisadores e investidores do setor de food & agribusiness.
Os times da Harven, batizados de Soybean, Cattle e Sugar Cane, fazem referência às cadeias produtivas da soja, gado e cana-de-açúcar, que têm grande impacto na balança comercial brasileira. Essa é a primeira participação dos alunos da instituição, criada em 2024 em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. “Participar do Ifama Venture Building Challenge é uma oportunidade única para que nossos alunos vivenciem na prática os desafios da inovação no agronegócio global. É um exercício de liderança, estratégia e pensamento crítico, pilares que fazem parte da formação da Harven”, afirmou Roberto Fava Scare, um dos sócios fundadores da escola.
Neste ano, Ribeirão Preto sediou a 35ª Conferência da Ifama, entidade fundada em 1989 nos Estados Unidos com a missão de conectar acadêmicos, estudantes, agronegócio e outras organizações para resolver problemas críticos de gestão na indústria de alimentos mundial. A participação brasileira destaca o potencial do país em inovação agropecuária, alinhando educação e demandas globais do setor.