Economia

Projeções climáticas desafiam safra de cana e impulsionam etanol no Brasil

31

A consultoria Safras & Mercado divulgou nesta segunda-feira (22/12) sua primeira projeção para a safra 2026/27 de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil, estimando uma produção de 600 milhões de toneladas, o que representa um leve aumento de 0,84% em relação ao ciclo anterior. No entanto, as condições climáticas adversas, com chuvas abaixo da média desde agosto deste ano e previsões de precipitações limitadas em janeiro de 2026, devem restringir o avanço da moagem. A consultoria destacou que, apesar de dezembro de 2025 registrar chuvas acima da média até o momento, o padrão de precipitações fracas na entressafra pode prejudicar o desenvolvimento da cana, resultando em um crescimento marginal, próximo à estabilidade. Considerando as regiões Norte e Nordeste, a safra nacional é projetada em 660,2 milhões de toneladas, com um ligeiro acréscimo de 0,95%.

Em contrapartida, a produção de açúcar no centro-sul deve cair 5%, alcançando 38 milhões de toneladas, influenciada pelos preços baixos no mercado internacional devido ao aumento da oferta da China, Índia e Tailândia, além de um superávit global de 11 milhões de toneladas estimado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para 2025/26. Já o etanol apresenta perspectivas de crescimento significativo: o hidratado deve atingir 19,3 bilhões de litros, com alta de 4,32%; o anidro, 13,15 bilhões de litros, avançando 14,35%; e o de milho, 4 bilhões de litros, com aumento de 3,9%. Segundo a Safras & Mercado, esse incremento reflete a maior demanda impulsionada pela implementação do E30 (mistura de 30% de etanol na gasolina) e uma arbitragem favorável para o hidratado em relação ao açúcar bruto de Nova York, levando as usinas a priorizarem a produção de etanol em detrimento do açúcar.

Conteúdos relacionados

Prédios de luxo em Brasília representando privilégio polêmico de servidores do DF convertendo licença-prêmio em imóveis.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Servidores do DF ganham privilégio polêmico de converter licença-prêmio em imóveis

Descubra o polêmico benefício para servidores do DF: converter licença-prêmio em imóveis...

Correntes quebradas em sala governamental de Brasília, representando lei contra trabalho escravo no DF.
Distrito FederalEconomiaPolítica

CLDF aprova lei que cassa ICMS de empresas flagradas com trabalho escravo no DF

CLDF aprova lei que cassa ICMS de empresas com trabalho escravo no...

Residência em Brasília com medidor de energia e contas de luz altas, ilustrando custos energéticos elevados para pacientes no DF.
Distrito FederalEconomiaSaúde

Pacientes no DF sofrem com custos energéticos altos apesar de lei de descontos

Pacientes no Distrito Federal enfrentam altos custos de energia para oxigenoterapia domiciliar,...