A blitz educativa promovida pela Sejus-DF em parceria com o Detran-DF abordou mais de cem veículos na manhã de sexta-feira, 26 de junho de 2026, atrás da Torre de TV, em frente à Funarte, em Brasília. A ação integrou as atividades semanais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas e distribuiu materiais informativos a motoristas e passageiros. Realizada em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, a iniciativa também divulgou o programa Acolhe DF e orientou o público sobre os riscos de dirigir sob efeito de substâncias psicoativas.
Abordagem e materiais distribuídos
Mais de cem veículos foram parados durante a operação, que contou com a participação de motoristas como Márcia de Alencar e Vanderlei Putti. Equipes da Sejus-DF e do Detran-DF entregaram folders e orientações sobre os efeitos do álcool e das drogas no trânsito. A programação semanal incluiu ainda palestras direcionadas a adolescentes, estudantes e crianças, ampliando o alcance das políticas públicas de enfrentamento.
Declarações dos gestores
O enfrentamento às drogas passa pela prevenção e pelo acesso à informação.
Jaime Santana
O secretário interino da Sejus-DF, Jaime Santana, destacou a importância da informação como ferramenta de prevenção. O subsecretário Diego Moreno completou que a programação buscou alcançar diferentes públicos e ampliar o acesso às políticas públicas.
Resultados da ação integrada
A blitz de sexta-feira reforçou o compromisso dos órgãos com a redução de acidentes causados por substâncias psicoativas. Ao combinar abordagem em via pública com atividades em escolas e comunidades, a Sejus-DF e o Detran-DF mantêm um calendário contínuo de conscientização que se estende por toda a semana.