O ciclone extratropical que atingiu o Brasil nesta sexta-feira continua a gerar impactos significativos em diversas regiões do país, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantendo alertas vermelhos de “grande perigo” para ventos costeiros nos Estados do Sul e do Sudeste. Além disso, há um alerta laranja para tempestades no Sudeste e no Centro-Oeste, válido até o fim da noite deste domingo (9/11), prevendo chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Esses fenômenos representam riscos como corte de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos, afetando diretamente a infraestrutura e a economia local.
Outro alerta laranja emitido pelo Inmet destaca o perigo de chuvas intensas em áreas como Leste Goiano, Centro Sul Baiano, Ocidental do Tocantins, Vale do Rio Doce, Nordeste Mato-grossense, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Norte Goiano, Centro Goiano, Extremo Oeste Baiano, Sul Amazonense, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Goiano, Noroeste de Minas, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte Baiano, Distrito Federal, Central Mineira, Leste Rondoniense, Sudeste Paraense, Sul Goiano, Centro Amazonense, Sudeste Mato-grossense, Metropolitana de Belo Horizonte, Centro-Sul Mato-grossense e Central Espírito-santense.
Na tarde de ontem, um tornado atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, causando destruição generalizada, com registro de seis mortes e mais de 430 pessoas feridas, conforme dados da Defesa Civil do Estado. As autoridades monitoram a situação para coordenar ações de socorro e prevenção de novos incidentes.