José Aparecido Freire assumiu oficialmente seu segundo mandato na presidência do Sistema Fecomércio-DF para o período 2026-2030. A posse ocorreu no sábado, 20 de junho de 2026, na sede administrativa do Sesc no SIA, em Brasília. A reeleição foi aprovada por unanimidade dos 24 sindicatos filiados, que integraram a única chapa inscrita no processo eleitoral realizado em abril.
Reeleição consolida projetos de revitalização
A nova gestão busca dar continuidade às ações de fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo no Distrito Federal. Freire destacou a importância de manter a união entre sindicatos, diretoria e conselhos do Sesc e Senac para executar o planejamento já estruturado entre 2022 e 2026.
Muito feliz com a reeleição na Fecomércio-DF. Tivemos os 24 sindicatos presentes que votaram em unanimidade para esse resultado. São quatro anos pela frente para realizar muito porque hoje temos um projeto. Quero honrar a responsabilidade com todo o setor de comércio de bens, serviços e turismo. Espero que nos próximos quatro anos possamos continuar unidos: sindicatos, diretoria da Fecomércio, conselhos do Sesc e do Senac, Instituto Fecomércio. Trabalhando juntos, porque ninguém faz nada sozinho
José Aparecido Freire
Parceria com o governo impulsiona expansão
A governadora Celina Leão ressaltou a proximidade do Sistema Fecomércio com a administração pública para atender demandas do setor produtivo. Entre as prioridades está a recuperação do Setor Comercial Sul, com projeto que transforma a região em polo criativo e tecnológico, elaborado em parceria com a Faculdade Católica e a UnB.
Estamos no processo de recuperar o Setor Comercial Sul, que é uma área central de Brasília, importantíssima para a economia do Distrito Federal. Nós estruturamos um projeto muito interessante, e quero agradecer aqui ao professor Alexandre, da Faculdade Católica, e também à UnB. Queremos recuperar a região, transformando-a em um polo criativo e de tecnologia. Essa é a única solução para o Setor Comercial Sul e essa recuperação é extremamente importante
José Aparecido Freire
Outra meta é consolidar todas as unidades do Sesc como próprias, sem contratos de aluguel, após a inauguração de estrutura própria em novembro de 2025. O mandato anterior foi marcado por planejamento, e agora a execução dos projetos deve acelerar o crescimento do segmento acima da média nacional.